Sem hipocrisia: Três verdades no mundo do jornalismo

Por Alessandro Lo-Bianco 

 1º verdade

A importância da descoberta de um fato que pode prejudicar a saúde de milhões de pessoas bate de frente com os interesses da rede de televisão. É uma contradição com a qual muitas vezes as grandes empresas de comunicação se deparam. Ao mesmo tempo em que são de interesse público, as empresas pertencem a grupos privados.  Prevalecem os interesses privados e o público não tem participação ativa neste processo.


  2º verdade

Alguns métodos que os jornalistas utilizam para produzir suas matérias são eticamente duvidosos. Mentir para os leitores, inventando ou manipulando notícias, ou fazendo plágios são violações muitas vezes correntes na atividade jornalística. Dar mais peso às notícias pelo uso de uma linguagem mais excitante, quer os fatos justifiquem, quer não, e tomar certas liberdades com os fatos são problemas mais comuns no jornalismo, do que os jornalistas de fato admitem. E a maquilagem das notícias não é feita apenas pelos repórteres para que suas histórias pareçam melhores do que são, mas também por editores querendo vender suas histórias para a primeira página do jornal.

3º verdade
Uma prática ruim é a maneira como os jornalistas invadem a privacidade de pessoas comuns, apanhadas involuntariamente pelas notícias. Introduzir-se na propriedade privada depois de ter ocorrido uma tragédia ou um crime é indesculpável. Assim como a prática de tirar vantagem de pessoas pouco sofisticadas num relacionamento com os jornalistas e que, mesmo sem saber, às vezes por confiança exagerada, permitem a invasão da sua privacidade. Outra pendência perturbadora é o fato dos jornalistas dependerem das leis e das decisões da justiça para guiarem sua conduta. Essa recusa em assumir responsabilidades resulta, muitas vezes, em decisões da redação baseadas não no que esta certo ou errado, mas na pergunta: “Até onde poderemos ir?”
Sem hipocrisia: Três verdades no mundo do jornalismo Sem hipocrisia: Três verdades no mundo do jornalismo Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 10:17 Rating: 5

Nenhum comentário