Como começar seu próprio e bem sucedido negócio de consultoria
Alessandro Lo-Bianco - Um consultor trabalha com a gerência de um negócio, a fim de melhorar a
lucratividade. Trabalhando com o topo da gerência, você pode ficar
tranqüilo a respeito do pagamento: um consultor é um indivíduo muito bem pago.
Até poucos anos atrás, o título “consultor” era mais ou menos limitado a
diplomatas aposentados e trabalhadores colocados no topo das corporações. Em
outras palavras, até bem recentemente, a posição de um consultor ou consulente
era mais honorária do que a atual. Mas isso tudo foi modificado dramaticamente
nos últimos anos.
O número de consultores destinados a resolverem quase qualquer problema que
pudesse existir na vida das pessoas aumentou para a resolução de dez falências
ou mais durante os últimos dez anos! E o campo de consultoria continua
aumentando. Na verdade, a consultoria independente é um dos negócios que tem
crescido mais rapidamente no país hoje em dia!
Um consultor é um expert em reconhecer problemas e achar soluções que
caibam a esses problemas. A necessidade de pessoas que resolvam problemas de
negócios - entre grandes e pequenos negociantes em geral - nunca tinha sido melhor do que hoje. As mudanças freqüentes de humor do
comprador, somadas às infinidades de situações de crise que um negociante
enfrenta, quase que diariamente, criou esse “mercado de venda” ao consultor de
prontidão.
Pedir ajuda a um consultor quando os problemas aparecem é tão natural
quanto esperar que o sol nasça toda manhã. Quando você não se sente bem, pelos
serviços de um médico. Se o seu carro não funciona bem, você o leva a um
mecânico. E é da mesma maneira com um homem de negócios quando encontra um
problema inesperadamente; legal, de venda, ou relativo à relação com seus clientes.
Outro lado onde pode haver a necessidade de um consultor, é no caso de um
empreendedor se entusiasmar mais do que deveria e investir precipitadamente num
negócio no qual ele não possui muita experiência ou até mesmo não possui
experiência alguma. Muitos sonhadores investem todas suas economias em projetos
questionáveis sem nem mesmo considerar a idéia de trazer um consultor de
negócios competente para analisar e avaliar seus planos.
Até mesmo pessoas experientes estão propensas a superestimarem suas
próprias idéias. A imagem do resultado final e a dedicação de um certo
entusiasmo em direção ao alcance de um objetivo são os pré-requisitos mais
importantes ao sucesso; no entanto, muito entusiasmo e dedicação também podem
ser perigosos. A não ser que estes sejam baseados numa base sólida de pesquisa,
pode fazer com que as pessoas busquem precipitadamente arco-íris inexistentes.
E é aí onde você pode entrar como um consultor de negócios.
Não é necessário que você tenha possuído ou operado um negócio bem sucedido
para se tornar um consultor de negócios bem sucedido. Como também não há a
necessidade de você ter gerenciado ou tido um título que comprovasse uma alta
posição nos negócios. No entanto, você deverá ter a habilidade de vender o seu
trabalho e um certo conhecimento na área em que pretende ajudar as pessoas.
O primeiro passo é fazer uma avaliação honesta a respeito do seu próprio
treinamento e experiência. Você deve ser um consultor tributário ambicioso
nunca antes reconhecido por suas habilidades. Deve ser também especialmente bom
em áreas gerais do tipo design de sistemas, marketing, publicidade,
distribuição de vendas, ou até mesmo eficiência, administração de tempo,
organização de horário, expedição ou produtividade.
Existem centenas de consultores pelo país. A maioria dessas pessoas
gozaram um certo grau de sucesso nesse campo, sendo que descobriram a maneira
mais fácil - aconselhando outras pessoas a como melhorar seus
desempenhos neste campo.
Há consultores para pessoas que desejam ter sucesso com venda nas feiras, merchandising de pianos para festas, ou até mesmo operações de marketing
multinível. O mais importante de tudo isso é escolher uma área na qual você já
tenha alguma experiência; uma área na qual você já tenha gasto algum tempo
aprendendo a respeito e, é claro, uma área na qual você goste de trabalhar.
Quase todo mundo tem medo de se envolver com alguma responsabilidade. Essas
pessoas alegam não ter experiência ou conhecimento. É aí que você entra.
A verdade é que a maioria das pessoas não percebe a quantidade de
conhecimento que possuem realmente, ou a provável venda de seus treinamentos,
conhecimentos ou experiência. O importante é olhar para os seus poderes
educacionais, combiná-los com algum treinamento especial ou à experiência no
próprio trabalho e oferecer todo esse seu conhecimento para ajudar outras
pessoas com seus problemas nas linhas de trabalho que você conhecer melhor.
Você não precisa de um tipo de escritório luxuoso para começar.
Especialmente se começar o seu negócio numa base de tempo livre. Um quarto de
hóspedes, uma seção do seu porão ou até mesmo um canto da sala de jantar
funcionarão muito bem. Se você tiver a sua própria contabilidade/arquivamento,
precisará de um livro-razão de qualquer tipo e uma ou duas estantes-arquivo.
Precisará também de um bom computador e um processador de dados se estiver
pensando em fazer sua própria correspondência.
Ao invés de arcar com a despesa de comprar um telefone só para seus
negócios, use seu telefone residencial e treine todos os membros de sua casa
para atendê-lo de maneira a tratarem de negócios durante os horários semanais
de trabalho. Guarde cópias de todas as cartas de venda enviadas e, é claro, de
todas as propostas de emprego às quais você se submeteu.
Levante seu sistema de arquivo com seu plano final em mente, assim você
poupará muito tempo e frustrações. Disponha as pastas que costumam ficar
penduradas aos lados das suas gavetas de maneira a permitir-lhe posicionar o
título de pasta-arquivo em qualquer lugar de um lado ao outro do topo do
arquivo.
Assim, quando você adicionar clientes ao seu arquivo, poderá mantê-los em
ordem alfabética sem precisar ter uma gaveta de aparência confusa na qual você
precise pesquisar por cada título. Também seria uma boa idéia manter sua
contabilidade ativa em uma gaveta, sua contabilidade “desejada” em outra e
todas as cópias de cartas, propostas, informações de contatos de negócios e
outros guardados numa terceira gaveta. E não esqueça do seu cartões de negócios.
Uma vez que você tenha decidido a área da sua especialização e para
consultar na qual queira estar e tenha levantado o seu escritório ou espaço de
trabalho, o próximo passo será fazer com que as pessoas saibam que você está
disponível ao trabalho.
Indiscutivelmente use uma certa dose de senso comum e conhecimento já
aplicado, antes de gastar qualquer quantia de dinheiro em propaganda.
Genericamente falando, você obterá alguns clientes, independentemente da área
do problema à qual for especializado, anunciando no jornal da sua área e as redes sociais. A partir de agora, você deve falar aos seus clientes potenciais e convencê-los
de poder ajudá-los a resolverem seus problemas ou melhorarem a lucratividade de
seus negócios. Lembre-se: você deseja chamar a atenção do seu cliente em particular e
oferecer uma promessa de acabar com os seus problemas.
Sempre converse com o tipo de pessoas que você deseja atingir, enfatizando
os benefícios de seus serviços. Não é um bom negócio apontar ou até mesmo
discutir preço no anúncio ou no telefone quando as pessoas responderem. Sempre
pegue o nome, endereço e número de telefone e então explique a respeito de seus
serviços em geral. Levante um encontro para ver o negócio e a operação deste,
analisar as necessidades e fazer uma proposta escrita para resolver os
problemas.
Tudo o que falta é encontrar com o cliente potencial, escutar seus
problemas e, ouvindo o que ele precisa, escrever uma proposta para resolver
seus problemas. Isso significa vender o seu trabalho ao cliente potencial - assegurando a ele de que você sabe do que está falando e de que pode fazer
com que ele se torne mais bem sucedido.
Aqui está um plano que pode te levar ao sucesso como um Consultor de
Negócios. Lembre-se, no entanto, que nenhuma soma de pesquisa, leitura, prática
de escutar ou investimento pode lhe tornar bem sucedido antes de você colocá-la
em prática. Ação por sua parte é o ingrediente mais importante a ser adicionado
e isso só depende de você.
O seu futuro está em suas mãos.
Como começar seu próprio e bem sucedido negócio de consultoria
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