Como começar seu próprio e bem sucedido negócio de consultoria

Alessandro Lo-BiancoUm consultor trabalha com a gerência de um negócio, a fim de melhorar a lucratividade. Trabalhando com o topo da gerência, você pode ficar tranqüilo a respeito do pagamento: um consultor é um indivíduo muito bem pago.

Até poucos anos atrás, o título “consultor” era mais ou menos limitado a diplomatas aposentados e trabalhadores colocados no topo das corporações. Em outras palavras, até bem recentemente, a posição de um consultor ou consulente era mais honorária do que a atual. Mas isso tudo foi modificado dramaticamente nos últimos anos.

O número de consultores destinados a resolverem quase qualquer problema que pudesse existir na vida das pessoas aumentou para a resolução de dez falências ou mais durante os últimos dez anos! E o campo de consultoria continua aumentando. Na verdade, a consultoria independente é um dos negócios que tem crescido mais rapidamente no país hoje em dia!

Um consultor é um expert em reconhecer problemas e achar soluções que caibam a esses problemas. A necessidade de pessoas que resolvam problemas de negócios - entre grandes e pequenos negociantes em geral - nunca tinha sido melhor do que hoje. As mudanças freqüentes de humor do comprador, somadas às infinidades de situações de crise que um negociante enfrenta, quase que diariamente, criou esse “mercado de venda” ao consultor de prontidão.

Pedir ajuda a um consultor quando os problemas aparecem é tão natural quanto esperar que o sol nasça toda manhã. Quando você não se sente bem, pelos serviços de um médico. Se o seu carro não funciona bem, você o leva a um mecânico. E é da mesma maneira com um homem de negócios quando encontra um problema inesperadamente; legal, de venda, ou relativo à relação com seus clientes.

Outro lado onde pode haver a necessidade de um consultor, é no caso de um empreendedor se entusiasmar mais do que deveria e investir precipitadamente num negócio no qual ele não possui muita experiência ou até mesmo não possui experiência alguma. Muitos sonhadores investem todas suas economias em projetos questionáveis sem nem mesmo considerar a idéia de trazer um consultor de negócios competente para analisar e avaliar seus planos.

Até mesmo pessoas experientes estão propensas a superestimarem suas próprias idéias. A imagem do resultado final e a dedicação de um certo entusiasmo em direção ao alcance de um objetivo são os pré-requisitos mais importantes ao sucesso; no entanto, muito entusiasmo e dedicação também podem ser perigosos. A não ser que estes sejam baseados numa base sólida de pesquisa, pode fazer com que as pessoas busquem precipitadamente arco-íris inexistentes. E é aí onde você pode entrar como um consultor de negócios.

Não é necessário que você tenha possuído ou operado um negócio bem sucedido para se tornar um consultor de negócios bem sucedido. Como também não há a necessidade de você ter gerenciado ou tido um título que comprovasse uma alta posição nos negócios. No entanto, você deverá ter a habilidade de vender o seu trabalho e um certo conhecimento na área em que pretende ajudar as pessoas.

O primeiro passo é fazer uma avaliação honesta a respeito do seu próprio treinamento e experiência. Você deve ser um consultor tributário ambicioso nunca antes reconhecido por suas habilidades. Deve ser também especialmente bom em áreas gerais do tipo design de sistemas, marketing, publicidade, distribuição de vendas, ou até mesmo eficiência, administração de tempo, organização de horário, expedição ou produtividade.

Existem centenas de consultores pelo país. A maioria dessas pessoas gozaram um certo grau de sucesso nesse campo, sendo que descobriram a maneira mais fácil - aconselhando outras pessoas a como melhorar seus desempenhos neste campo.

Há consultores para pessoas que desejam ter sucesso com venda nas feiras, merchandising de pianos para festas, ou até mesmo operações de marketing multinível. O mais importante de tudo isso é escolher uma área na qual você já tenha alguma experiência; uma área na qual você já tenha gasto algum tempo aprendendo a respeito e, é claro, uma área na qual você goste de trabalhar.

Quase todo mundo tem medo de se envolver com alguma responsabilidade. Essas pessoas alegam não ter experiência ou conhecimento. É aí que você entra.

A verdade é que a maioria das pessoas não percebe a quantidade de conhecimento que possuem realmente, ou a provável venda de seus treinamentos, conhecimentos ou experiência. O importante é olhar para os seus poderes educacionais, combiná-los com algum treinamento especial ou à experiência no próprio trabalho e oferecer todo esse seu conhecimento para ajudar outras pessoas com seus problemas nas linhas de trabalho que você conhecer melhor.

Você não precisa de um tipo de escritório luxuoso para começar. Especialmente se começar o seu negócio numa base de tempo livre. Um quarto de hóspedes, uma seção do seu porão ou até mesmo um canto da sala de jantar funcionarão muito bem. Se você tiver a sua própria contabilidade/arquivamento, precisará de um livro-razão de qualquer tipo e uma ou duas estantes-arquivo. Precisará também de um bom computador e um processador de dados se estiver pensando em fazer sua própria correspondência.

Ao invés de arcar com a despesa de comprar um telefone só para seus negócios, use seu telefone residencial e treine todos os membros de sua casa para atendê-lo de maneira a tratarem de negócios durante os horários semanais de trabalho. Guarde cópias de todas as cartas de venda enviadas e, é claro, de todas as propostas de emprego às quais você se submeteu.

Levante seu sistema de arquivo com seu plano final em mente, assim você poupará muito tempo e frustrações. Disponha as pastas que costumam ficar penduradas aos lados das suas gavetas de maneira a permitir-lhe posicionar o título de pasta-arquivo em qualquer lugar de um lado ao outro do topo do arquivo.

Assim, quando você adicionar clientes ao seu arquivo, poderá mantê-los em ordem alfabética sem precisar ter uma gaveta de aparência confusa na qual você precise pesquisar por cada título. Também seria uma boa idéia manter sua contabilidade ativa em uma gaveta, sua contabilidade “desejada” em outra e todas as cópias de cartas, propostas, informações de contatos de negócios e outros guardados numa terceira gaveta. E não esqueça do seu cartões de negócios. 

Uma vez que você tenha decidido a área da sua especialização e para consultar na qual queira estar e tenha levantado o seu escritório ou espaço de trabalho, o próximo passo será fazer com que as pessoas saibam que você está disponível ao trabalho.

Indiscutivelmente use uma certa dose de senso comum e conhecimento já aplicado, antes de gastar qualquer quantia de dinheiro em propaganda. Genericamente falando, você obterá alguns clientes, independentemente da área do problema à qual for especializado, anunciando no jornal da sua área e as redes sociais. A partir de agora, você deve falar aos seus clientes potenciais e convencê-los de poder ajudá-los a resolverem seus problemas ou melhorarem a lucratividade de seus negócios. Lembre-se: você deseja chamar a atenção do seu cliente em particular e oferecer uma promessa de acabar com os seus problemas.

Sempre converse com o tipo de pessoas que você deseja atingir, enfatizando os benefícios de seus serviços. Não é um bom negócio apontar ou até mesmo discutir preço no anúncio ou no telefone quando as pessoas responderem. Sempre pegue o nome, endereço e número de telefone e então explique a respeito de seus serviços em geral. Levante um encontro para ver o negócio e a operação deste, analisar as necessidades e fazer uma proposta escrita para resolver os problemas.

Tudo o que falta é encontrar com o cliente potencial, escutar seus problemas e, ouvindo o que ele precisa, escrever uma proposta para resolver seus problemas. Isso significa vender o seu trabalho ao cliente potencial - assegurando a ele de que você sabe do que está falando e de que pode fazer com que ele se torne mais bem sucedido.

Aqui está um plano que pode te levar ao sucesso como um Consultor de Negócios. Lembre-se, no entanto, que nenhuma soma de pesquisa, leitura, prática de escutar ou investimento pode lhe tornar bem sucedido antes de você colocá-la em prática. Ação por sua parte é o ingrediente mais importante a ser adicionado e isso só depende de você.

O seu futuro está em suas mãos.





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