Marketing social ainda é tímido mas já aparece no mercado
Alessandro Lo-Bianco |
Nos
últimos anos, a filosofia do conceito de marketing de se trabalhar segundo as
necessidades definidas pelo cliente foi alvo de grande crescente ataque de
críticos que dizem que esta exploração de “o cliente está sempre com a razão”,
usada em ampla diversidade de necessidades, é ineficiente e desperdiçadora.
Essa filosofia não se opõe à noção de livre iniciativa em determinar as
necessidades do mercado-alvo e de entregar satisfações desejadas com mais
eficiência e eficácia do que também realcem o bem-estar da sociedade. A empresa
deve balancear três interesses ao estabelecer políticas de programas:
compradores, vendedores e o da sociedade como um todo.
No
marketing social, ou marketing societal, as preocupações e conflitos do
indivíduo que vão sustentar o planejamento de negócios. Ele requer que o profissional de
marketing leve em conta três fatores na
hora de estabelecer sua política de mercado: lucros da empresa, desejos do
consumidor e interesse da sociedade.
Definições
e conceitos do Marketing
O
Marketing é uma palavra em inglês derivada do Market, que significa Mercado. O
“ING” em inglês significa “AÇÃO”. Portanto, “AÇÃO NO MERCADO” seria a tradução
literal. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim,
entende-se que a empresa que pratica o Marketing tem o mercado com a razão e o
foco de suas ações.
No
início, o marketing era a utilidade humana dirigida para a satisfação da
necessidade e desejos, através do sistema de troca. Depois,
ele vira um conjunto de atividades sistemáticas de uma organização humana
voltada à busca e a realização de trocas para com o meio ambiente, visando
benefícios específicos.
Logo
em seguida, o marketing vira um processo social voltado para satisfazer as
necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da
troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes
envolvidas no processo.
No
seu processo evolutivo, o marketing se torna um processo social e gerencial
pelo qual os indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam através da
criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
Por
fim, o marketing vira um processo de descoberta e interpretação das
necessidades e desejos do consumidor para as especificações de produtos e
serviços, criar a demanda para esses produtos e serviços e continuar a expandir
essa demanda.
Marketing social ainda é tímido mas já aparece no mercado
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