Marketing social ainda é tímido mas já aparece no mercado

Alessandro Lo-Bianco |

Nos últimos anos, a filosofia do conceito de marketing de se trabalhar segundo as necessidades definidas pelo cliente foi alvo de grande crescente ataque de críticos que dizem que esta exploração de “o cliente está sempre com a razão”, usada em ampla diversidade de necessidades, é ineficiente e desperdiçadora. Essa filosofia não se opõe à noção de livre iniciativa em determinar as necessidades do mercado-alvo e de entregar satisfações desejadas com mais eficiência e eficácia do que também realcem o bem-estar da sociedade. A empresa deve balancear três interesses ao estabelecer políticas de programas: compradores, vendedores e o da sociedade como um todo.

No marketing social, ou marketing societal, as preocupações e conflitos do indivíduo que vão sustentar o planejamento de negócios.  Ele requer que o profissional de marketing  leve em conta três fatores na hora de estabelecer sua política de mercado: lucros da empresa, desejos do consumidor e interesse da sociedade.

Definições e conceitos do Marketing

O Marketing é uma palavra em inglês derivada do Market, que significa Mercado. O “ING” em inglês significa “AÇÃO”. Portanto, “AÇÃO NO MERCADO” seria a tradução literal. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o Marketing tem o mercado com a razão e o foco de suas ações.

No início, o marketing era a utilidade humana dirigida para a satisfação da necessidade e desejos, através do sistema de troca. Depois, ele vira um conjunto de atividades sistemáticas de uma organização humana voltada à busca e a realização de trocas para com o meio ambiente, visando benefícios específicos.

Logo em seguida, o marketing vira um processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo.

No seu processo evolutivo, o marketing se torna um processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.


Por fim, o marketing vira um processo de descoberta e interpretação das necessidades e desejos do consumidor para as especificações de produtos e serviços, criar a demanda para esses produtos e serviços e continuar a expandir essa demanda.
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