A evolução do processo de marketing
Durante
o estágio inicial e auto-suficiente do processo de marketing – por volta da
idade média – cada família supria completamente suas próprias necessidades,
costurando roupas, caçando, fazendo móveis e assim por diante. Depois, no
estágio descentralizado, cada família se especializou em alguma atividade na
qual seus membros eram mais proficientes: uma família fazia roupas, outra construía abrigos, outra fornecia comida, e por aí vai... Surgiu então a divisão
de trabalho; padronização.
Neste
estágio de mercado centralizado, à medida que a produtividade se tornava maior,
os métodos para a distribuição dos produto final também melhoravam. Depois, ao
se tornar mais eficiente e produtiva, cada família descobriu que poderia
fornecer mais produtos do que era necessário para satisfazer as necessidades
das outras. Para eliminar o excedente,
cada família inaugurou uma barraca em um mercado centralizado para trocar seus
produtos pelos produtos excedentes de outros famílias em outras comunidades.
O
dinheiro como intermediário
Embora
a eficiência transacional tivesse destaque nesses mercados centralizados, eles
ainda sim continham ineficiências. Uma é que enquanto os membros de cada
família cuidavam da barraca, não podiam produzir mais excedentes para vender.
Outra era que o processo de troca dos produtos excedentes tendia as ficar
trabalhoso e complexo: exatamente quantas cadeiras valem três porcos e quem vai
carregá-los de voltas para casa?
Estes
dois problemas foram resolvidos com a chegada do dinheiro e dos intermediários.
O dinheiro se tornou a unidade monetária de valor comum que substituía todos
aqueles produtos que as famílias trocavam. Os intermediários, especialistas em
trocar produtos entre compradores e vendedores, tomavam conta das barracas das
famílias, liberando-as para que pudessem fazer o que realmente sabiam.
Depois,
os últimos 300 anos foram marcados pelo acúmulo de excedentes suficientes para
justificar o comércio além de barreiras locais, e grandes atacadistas
surgirem. Enquanto o produto excedente
era distribuído atravessando grandes distâncias, os mercados centralizados se
tornavam mais complexos e variados.
Hoje,
nas sociedades modernas e dirigidas pelo mercado, os produtores e
intermediários têm o papel de satisfazer os desejos dos clientes, que
tomam suas próprias decisões relativas à
troca de valores em vários mercados. E os governos, pensando na coletividade,
criam regras e impostos para regular os vários processos de troca. No geral, os
mercados crescem ou se retraem de acordo com a curva de oferta e procura.
A evolução do processo de marketing
Reviewed by Alessandro Lo-Bianco
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