A evolução do processo de marketing

Alessandro Lo-Bianco

Durante o estágio inicial e auto-suficiente do processo de marketing – por volta da idade média – cada família supria completamente suas próprias necessidades, costurando roupas, caçando, fazendo móveis e assim por diante. Depois, no estágio descentralizado, cada família se especializou em alguma atividade na qual seus membros eram mais proficientes: uma família fazia roupas, outra construía abrigos, outra fornecia comida, e por aí vai... Surgiu então a divisão de trabalho; padronização.

Neste estágio de mercado centralizado, à medida que a produtividade se tornava maior, os métodos para a distribuição dos produto final também melhoravam. Depois, ao se tornar mais eficiente e produtiva, cada família descobriu que poderia fornecer mais produtos do que era necessário para satisfazer as necessidades das outras.  Para eliminar o excedente, cada família inaugurou uma barraca em um mercado centralizado para trocar seus produtos pelos produtos excedentes de outros famílias em outras comunidades.

O dinheiro como intermediário

Embora a eficiência transacional tivesse destaque nesses mercados centralizados, eles ainda sim continham ineficiências. Uma é que enquanto os membros de cada família cuidavam da barraca, não podiam produzir mais excedentes para vender. Outra era que o processo de troca dos produtos excedentes tendia as ficar trabalhoso e complexo: exatamente quantas cadeiras valem três porcos e quem vai carregá-los de voltas para casa?

Estes dois problemas foram resolvidos com a chegada do dinheiro e dos intermediários. O dinheiro se tornou a unidade monetária de valor comum que substituía todos aqueles produtos que as famílias trocavam. Os intermediários, especialistas em trocar produtos entre compradores e vendedores, tomavam conta das barracas das famílias, liberando-as para que pudessem fazer o que realmente sabiam.

Depois, os últimos 300 anos foram marcados pelo acúmulo de excedentes suficientes para justificar o comércio além de barreiras locais, e grandes atacadistas surgirem.  Enquanto o produto excedente era distribuído atravessando grandes distâncias, os mercados centralizados se tornavam mais complexos e variados.


Hoje, nas sociedades modernas e dirigidas pelo mercado, os produtores e intermediários têm o papel de satisfazer os desejos dos clientes, que tomam  suas próprias decisões relativas à troca de valores em vários mercados. E os governos, pensando na coletividade, criam regras e impostos para regular os vários processos de troca. No geral, os mercados crescem ou se retraem de acordo com a curva de oferta e procura.
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