Pensando rápido com Foucault: "Corpos Dóceis"

Por Alessandro Lo-Bianco 


De "Corpos Dóceis", separamos alguns pensamentos de Foucault que foram bem absorvidos pelo campo da Comunicação. "Vigiar e punir: o nascimento das prisões", do qual surge o famoso e empírico trabalho de Michael Foucault: "O olho do poder",  a melhor referência para começar a pensar comunicação. É neste discurso teórico que o francês aborda sua compreensão sob a mecânica do poder na sociedade e provoca uma ingerência na vida das pessoas. Para ele, o poder poderia ser produtivo e positivo, e também um poder disciplinar para "docilização dos corpos", uma das expressões mais expostas de Focault acerca da visão da sociedade num determinado momento. O pensador entendeu que para a sociedade era mais fácil "docilizar" do que "brutalizar".

Foucault observou a mudança do poder soberano para o poder disciplinar. Quando a disciplina passou a ser utilizada para sustentar o novo modelo industrial. Explicando de forma simples, Foucault entendeu que no "poder soberano", o soberano tinha o limite de deliberar sobre a vida e a morte do seu súdito, mas não se preocupava com a logística e os "comportamentos determinantes" para o funcionamento do sistema. Mas, no sistema industrial, o domínio sobre o funcionamento era necessário para prosperar. Foi necessário criar, então, um mecanismo de controle para a produção estar de forma ordenada em movimento. O poder passa a produzir saber sob uma nova ótica tecnológica, mais barata e eficaz numa estrutura de vigilância. Essa estrutura de vigilância vai gerar uma outra estrutura de normas para docilizar os corpos. Assim, quem tem mais tecnologia passa a deter mais poder. O "olho do poder" é representado então pelo "panóptico", que pode ser pensado também como o monitoramento de um espaço com "corpos docilizados". Como um farol que joga sua luz e seu olhar sobre determinada região para vigiar.

Mas, por perceber o poder em toda sua expressão, Foucault não se posiciona sobre a mudança do poder. Ela não diz se ela será positiva ou negativa. Ele vai se limitar a dizer que, com o poder, haverá sempre perdas e ganhos. Mas Foucault deixa mais dicas sugestivas em seus estudos. Ele diz que com a docilização dos corpos, por exemplo, fica mais difícil que as pessoas se concentrem para uma "revolução". 

Dentro deste contexto de poder, as igrejas surgiram querendo manifestar todo o seu poder por meio das divindades. Assim, a arquitetura das Igrejas começa a se juntar com a dos palácios e fortalezas. 

Essa docilização dos corpos para o funcionamento de um sistema de produção, percebida pelo francês, começa a receber um novo olhar quando começaram a perceber, após o avanço do tempo, que era necessário utilizar agora a organização do espaço para alcançar objetivos econômicos. Vamos proceder com esse assunto nos próximos posts, mas agora você já entendeu que Foucault foi um pensador que observou a "docilização dos corpos", ou seja, o monitoramento do comportamento humano para manter o funcionamento de um sistema de produção utilizado numa sociedade, e num determinado tempo da história. 

As mudanças econômicas do século XVIII forçaram parte do mundo a utilizar mecanismos de poder por canais casa vez mais sutis, chegando até os próprios indivíduos, seus corpos, seus gestos, e cada um do seu desempenho do cotidiano. É como se o poder se fragmentasse em uma multiplicidade de homens que começariam a gerir os negócios. Seria mais eficaz controlar o ser humano docilizando seus corpos, ou seja, adestrando-os, do que fazendo força individualmente em cima de cada homem, ou seja brutalizando. Essa forma de sistema foi fundamental para a burguesia. Quando ela instaura essa mudança no sistema, ele sabe ao mesmo tempo que apenas uma constituição não iria lhe assegurar uma proteção eficaz.  Por isso, a criação deste sistema foi e é tão eficaz. Todas as instâncias de poder passam a ser criadas para responder as exigências de produção. 

Para o francês Michael Foucault, o trabalho criava uma função tripla:
  • Uma função produtiva;
  • Uma função simbólica;
  • Uma função disciplinar e de adestramento.
Existem, claro, muitas outras funções que foram sendo percebidas com o passar do tempo.Mas estas três foram fundamentais para o entendimento da teoria no campo da comunicação. Para iniciar o estudo, Foucault pensou em cinco mecanismos básicos deste sistema:

1- A Produção dos corpos dóceis: é a organização, a divisão do tempo de trabalho e normas com vigilância e punições. 

2- Vigilância hierárquica: introduz o olhar, a norma.

3- Sanção normalizadora: uma punição que visa corrigir, no sentido de reduzir o desvio e agravar o sujeito na norma. 
Pensando rápido com Foucault: "Corpos Dóceis" Pensando rápido com Foucault: "Corpos Dóceis" Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 23:50 Rating: 5

2 comentários

  1. Ótimo texto, Alessandro!

    Eh interessante a mudança ocorrida na Europa nos anos finais de Foucault. Neste período, Bauman entende que houve a formação de dispositivos sinópticos de poder. Dispositivos que seduzem ao invés de individualizar pela coerção. O resultado disso são os imensos bancos de dados da era informacional.

    Um exemplo de dispositivo sinóptico eh a própria rede social, onde nós damos nossas informações por vontade própria, onde nós damos permissão ao vigia entrar em nossas casas.

    Grande abraço!

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  2. Aliás, no Colunas Tortas nós gostamos de abordar a fase arqueológica do autor.

    Por exemplo, aqui nos falamos da formação dos discursos: https://colunastortas.wordpress.com/2015/04/06/as-formacoes-discursivas-arqueologia-do-saber/

    Eh tb uma parte impprtante do pensamento de Foucault, eh a parte do "saber" da relação saber-poder.

    Abraços!!!

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