Política da Comunicação: definições

Por Alessandro Lo-Bianco \ @AlessandroLB

A Pólis é a cidade, o espaço público. Ela significa a coletividade. E não só o interesse de todos, como também o interesse de alguns. E quando os interesses saem do coletivo e passam a ser pautados apenas pelos interesses de alguns, acontece a "tal" da Politicagem. Você pode ser Apartidário, mas não apolítico. Isso porque na Política, é necessário viver em coletividade e pautado por valores que aprendemos desde o nosso nascimento. 

A política nasceu no ano VII antes de Cristo. E com o seu surgimento, o mito vai perdendo razão para essa nova linguagem criada pelos gregos. No início, as pessoas se reuniam nas Ágoras, que significava a praça pública das polis. As cidades vão surgindo, então, em torno das ágoras. É por isso que temos o conceito que tudo acontece em torno do Centro da cidade. 

Quem frequentava as ágoras para debater a política da sociedade eram os homens adultos. Para isso, eles deveriam ter nascido em suas cidades e não serem "metecos", que significa estrangeiros. Nesta época, os escravos eram desconsiderados e as mulheres deveriam apenas cuidar dos Oikos, que significa "lar". Assim, se colocarmos esse raciocínio em ordem, vamos descobrir que mulher = Oikos = lar + nomos = normas de casa = Economia.

Tudo começou neste contexto. Desta forma, odiar a política é odiar a transparência. A palavra passa a ser usada como instrumento de poder e as decisões passam a ser focadas no que era melhor para todo mundo.  Deste processo surgiu a Retórica, que é a fala persuasiva. E ela passa a ser proferida pelos oradores no espaço Público, ou seja, num espaço comum a todos nós. 

Para terminar com o post das definições, fica também uma reflexão: mesmo que você não queira fazer parte da "política" ou do "sistema", esta escolha já é uma ação política. 

Política da Comunicação: definições Política da Comunicação: definições Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 22:42 Rating: 5

Nenhum comentário