Política da Comunicação: conceitos básicos

Por Alessandro Lo-Bianco / @AlessandroLB

A Força é física, bruta, ostensiva. Uma relação de força entre corpos. Já a Potência é subjetiva e física, mas ainda está no campo da capacidade de realizar. A potência define o que um ser é, ou o quê poderá vir a ser, pois a sua potência poderá aumentar no futuro. Um exemplo disso é que uma semente poderá se transformar numa árvore. Por sua vez, o Poder é o resultado da ação entre as potências em que uma comanda e a outra obedece. E é o poder que vai dizer para uma potência até onde ela pode ir. 

A Política pode ser vista por diversos pontos de vista: o primeiro é aquele que a define como uma relação democrática entre cidadãos. A segunda, o ordenamento do povo pelo estado. E a terceira, é toda a relação de poder que produz diferenças sociais. 

Neste contexto, a Comunicação aparece com o intuito de compartilhar e publicar informações. Aqui, ela irá pressupor uma coletividade; vai expor os códigos verbais e não verbais da sua cultura com todos os seus conteúdos e formas.

Assim, o que seria a Política da Comunicação? É o campo da comunicação que estuda a forma de reconfiguração da "Pólis", ou seja, do espaço público pelos meios de comunicação e as relações de poder que daí surgem. São levados aqui três fatores em consideração usando para cada um dos três o mesmo tipo de valor: o povo, o estado (povo) e o mercado (povo).  

E a diferença entre Política e Politicagem? Enquanto a primeira é o exercício do trabalho político, a segunda é a corrupção, a fraude, o dolo e a má fé, ou seja, a picaretagem, a corrupção durante o exercício político. 
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