O repórter, a pauta, a fonte e a notícia

Por Alessandro Lo-Bianco

A notícia é a matéria prima do repórter. Ela é o relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público. É em busca da notícia que se desenvolve toda atividade jornalística. A notícia não é um acontecimento, ainda que assombroso, mas a narração deste acontecimento. É algo que interessa a uma grande parte da comunidade, embora, de preferência, nunca tenha levado à sua atenção. 

Para ter notícia, é necessário que o jornalista tenha fontes. Nenhum repórter conseguirá sobreviver sem elas. Para escrever reportagens sobre qualquer assunto, ter uma lista de especialistas confiáveis é indispensável, tendo em vista as complexidades inerentes à cobertura de assuntos técnicos. Desta forma, a melhor maneira do jornalista ter certeza de que está fazendo um bom trabalho jornalístico é checar as informações com o máximo de fontes possíveis. Algumas destas fontes serão citadas, enquanto outras simplesmente - mais imprescindivelmente -  fornecerão os conhecimentos básicos requeridos, assim como dicas e explicações. 

Infelizmente, descobrir boas fontes dá trabalho mesmo. Isso porque, no começo da carreira, a maioria dos jornalistas não tem acesso a uma lista de boas fontes confiáveis. Será, com o passar do tempo, a astúcia e a experiencia, que ele irá desenvolver a sua própria agenda de fontes. São elas que terão informações que irão virar notícia para o repórter, ou pelo menos informações que poderão ajudar a desdobrar notícias que venham de outros setores. Para começar, observe o nome das fontes que os colegas de profissão costumar usar em suas matérias. Uma ótima é dica é perguntar à sua finte qual outra fonte, especialista, ela mesma indicaria. 

Depois de todo este levantamento, os jornalistas também precisam avaliar suas fontes. Elas cooperam? São respeitadas por outras pessoas? Foram confiáveis no passado? Se o repórter já tiver uma resposta negativa para esta última pergunta, isso significa que você poderá desconsiderar esta fonte. É necessário lembrar que a credibilidade e reputação do jornalista com frequência dependem do que as fontes lhe dizem. Além disso, é preciso observar se a fonte se expressa com clareza. Muitas pessoas brilhantes têm dificuldade de se comunicar com leigos. Se o cientista de renome não consegue explicar o assunto claramente, o repórter deve procurar uma terceira pessoa, mas que tenha facilidade para explicar o tema. 

E uma dica muito importante é tomar cuidado com o uso dos especialistas: usar um especialista em aquecimento global, que sabe expressar-se com clareza, como fonte principal para uma reportagem sobre desmatamento está longe de ser o ideal.
O repórter, a pauta, a fonte e a notícia O repórter, a pauta, a fonte e a notícia Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 12:50 Rating: 5

Nenhum comentário