Como conviver em harmonia com as fontes

Por Alessandro Lo-Bianco

Boas fontes são extremamente valiosas. Por isso, após identificadas devem ser mantidas. Assim, prepara-se para entrevista, a fim de não desperdiçar o tempo da sua fonte. Os jornalistas devem ter conhecimentos básicos acerca dos pontos de vista das fontes, do assunto da entrevista, assim como de seu trabalho anterior na área. 

O jornalistas não devem telefonar para as fontes apenas quando precisarem de alguma coisa, mas sim para criar o hábito de fornecer e trocar informações. Com frequência, os jornalistas são os primeiros a saber das novidades e de outros itens de interesse para fontes especiais. Compartilhe tais informações. A longo prazo, essa prática poderá render-lhe dicas para matérias interessantes. 

Para manter as fontes é indispensável tratá-las corretamente. Não somente faz parte da ética, como também é de interesse para o jornalista: indispor-se com uma fonte desnecessariamente prejudicará o jornalista em futuras reportagens.  Desta forma, tratar as fontes significa:

  • Ser honesto; identificar-se como jornalista e ser claro quanto à natureza da matéria;
  • Citar a fonte com precisão e nunca fora do contexto. Não é preciso dizer que só se pode pôr entre aspas exatamente aquilo que a fonte disse. Em alguns casos, contudo, é aceitável fazer pequenas mudanças para melhor a sintaxe e a gramática;
  • Ser gentil e tratar a fonte respeitosamente. Isso não significa evitar perguntas mais duras, já que é possível ser bem educado e investigativo ao mesmo tempo; infelizmente, muitos jornalistas parecem confundir agressividade com o bom desempenho da profissão;
  • Estabelecer regras básicas para a entrevista. O repórter precisa decidir antes com a sua fonte se poderá utilizar as informações creditando o nome da fonte, ou não. 
A transparência com a fonte é fundamental para o processo de criação da notícia. Alguns jornalistas são tão ansiosos pela informação que garantem o anonimato da fonte, mesmo antes de serem solicitados. 

A frustração, nestes casos, também não pode ser descartada. Mesmo que o jornalista seja totalmente fiel, não há qualquer garantia de que a fonte não ficará aborrecida com a reportagem se o resultado não foi o esperado. Aliás, isso acontece com frequência. Mas o jornalista nunca deve escrever a matéria com o objetivo de agradar suas fontes. A primeira responsabilidade do jornalista é com seus leitores ou sua audiência, e não com suas fontes. 

Tenha em mente: seja gentil e deixe para o final as perguntas mais difíceis! 
Como conviver em harmonia com as fontes Como conviver em harmonia com as fontes Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 13:30 Rating: 5

Nenhum comentário