As Instituições Sociais

Por Alessandro Lo-Bianco

As cidades foram iniciadas pela divisão social, E, com elas, foram sendo criadas diversas instituições. A Primeira Instituição Social foi a família. E um grande sistema é iniciado quando cada família começa a produzir suas próprias coisas. 

A Segunda Instituição Social foi a troca. Com ela nasceu o comércio. E com o comércio surgiram os ricos. Os ricos foram aqueles que, usando a astúcia ou a força, conquistaram mais terras ou produziram mais coisas trocando seus produtos por outras coisas.

A Terceira Instituição Social foi o trabalho, inicialmente escravo ou servil. Aqueles que não conseguiram produzir nada ou muito pouco começaram a trabalhar para os mais ricos em troca de produtos para a sobrevivência.

Agora, imaginem que os mais ricos começaram a se juntar para controlar esse sistema e todas as decisões passaram a ser tomadas por alguns conjuntos de famílias que foram distribuídas em diferentes segmentos de poder. Daí nasceu a Quarta Instituição Social, o Poder Político, que foi a entrada destas primeiras famílias na formação política da vida social. Assim, essas famílias começaram a querer também explicar a origem do mundo a partir das suas concepções elaborando mitos e ritos.

Depois disso, estava aberto o caminho para a crianção da Quinta Instituição Social, a Religião. Obviamente, como não poderia deixar de ser, as religiões começaram a ser representadas pelos "sacerdotes" destas poderosas famílias. Estas pessoas, quando iniciam aparições públicas, começam a representar simbolismos sagrados para a população e sociedade, e passam a ser temidos ou venerados pelas pessoas.

De repente, alguns grupos de famílias - que desejaram ser ainda mais fortes - começaram a brigar entre si pela disputa de mais terras, servos ou animais, e dão início à pior de todas as instituições sociais, a Sexta Instituição Social, a Guerra.
As Instituições Sociais As Instituições Sociais Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 15:38 Rating: 5

Nenhum comentário