Análise dos gêneros de notícia

Por Alessandro Lo-Bianco / @Alessandrolb

Existem diversos gêneros de notícias dentro do universo jornalístico. Vamos conhecê-los:

FAIT-DIVERS

O Fait-Divers é um fato aberrante, anômalo, inclassificável e envolto por um aspecto romanesco e que bate de frente com o mito, ou a esfera de valores transcendentes.

PONTO RÍTMICO

É o acontecimento noticioso. A notícia é a marcação dos acontecimentos que se convertem em pontos rítmicos marcados, uma condição necessária do relato.

FEATURE

É a notícia baseada no interesse humano. Temas insólitos, dramáticos, biografia, contrastes. Propicia ao jornalismo noticioso o recurso narrativo literário, que dá imagem ao fato, comunicando ao leitor impressões e emoções do narrador.

NOTÍCIA DE CRIAÇÃO

É a criação de uma matéria sob um determinado ponto de vista particular do narrador. Pode ser produzida a partir de um fato cotidiano que ganha um adjetivo especial, um novo olhar, oferecendo uma nova visão sobre aquele ponto cotidiano. É a criação de uma matéria, com base numa elaboração intelectual por parte do narrador.

HISTÓRIA COLETIVA

É a notícia de interesse coletivo. Temas que vão ser do interesse de todos. Geram discussões coletivas e apontam para desdobramentos que influenciarão no convívio do todo social.

HARD NEWS

Acontecimentos relevantes e cotidianos para vida política e econômica,  

FLASH

Comunicado urgente contendo notícia importante.

FURO

Uma informação exclusiva e correta que só um veículo divulga.

Análise dos gêneros de notícia Análise dos gêneros de notícia Reviewed by Alessandro Lo-Bianco on 08:01 Rating: 5

Nenhum comentário